O Jardim D'Ávila começou a ser loteado na década de 1930. No início era o Sítio Boaçava, de propriedade da família Salles D'Ávila, e Sítio Moinho Velho, de propriedade da família Belarde, ambas vindas da cidade de São Paulo. As terras do bairro foram loteadas a partir da migração de nordestinos, mineiros e paulistas. E em meados de 1973, foi fundada a Sociedade Amigos do Bairro, com o objetivo de buscar melhorias para o Jd. D'Ávila, tais como urbanização e saneamento, asfalto, água, luz, escolas, posto de saúde e transporte.
Em 1967, os moradores conquistaram a primeira escola denominada Escola Estadual de Primeiro Grau JD. D'Ávila, que em meados de 1977 passou a denominar EEPG Profº Alípio da Silva Lavoura e após alguns anos a escola passou a ser municipal, denominando-se CEMEIEF Profº Alípio da Silva Lavoura. Hoje o bairro também conta com a EMEI Omar Ogeda Martins e a Creche Benedita de Oliveira. Também conta com a UBS Carmeno Nagghy.
Muito ainda precisamos conquistar e é por isso que junto dos moradores a ASSOCIAÇÃO AMIGOS UNIDOS DO JARDIM D'ÁVILA, desenvolve um trabalho democrático e social.